Skip Navigation Links/ > Saúde

É do conhecimento de todos que as questões ambientais afetam a saúde e o bem-estar das pessoas. Os impactos na saúde mais conhecidos estão relacionados com a poluição atmosférica, a fraca qualidade da água e as condições sanitárias insuficientes. As alterações climáticas, a destruição da camada de ozono estratosférico, a perda de biodiversidade e a degradação dos solos também podem afetar a saúde humana.

A Organização Mundial da Saúde revela que uma em cada três mortes de crianças na Europa está associada à má qualidade do ambiente, representado cerca de 100.000 mortes anuais e cerca de 34% da totalidade da mortalidade infantil na Europa.

O número de casos de asma, alergias e outras doenças respiratórias têm vindo a aumentar, tendo triplicado o número de casos de asma em crianças nas últimas décadas na Europa. Hoje em dia, cerca de 10% das crianças europeias sofre de asma. Outras formas de doença associadas à poluição têm vindo a aumentar entre as crianças, como é o caso da leucemia, a forma mais comum de cancro nas crianças.

As crianças apresentam uma maior vulnerabilidade aos fatores ambientais pelo facto de o seu organismo estar ainda em fase de desenvolvimento e menos capaz de reagir a perturbações exteriores. Por outro lado, a quantidade de água que bebem e ar que respiram, relativamente ao peso, é maior do que a de um adulto, sendo desta forma maior a quantidade de poluentes no organismo.

(Adaptado de http://www.eea.europa.eu/pt/themes/human/intro consultado em Maio 2012)