Skip Navigation Links/ > Modelação numérica da atmosfera

No concelho de Ponte de Lima não existem estações de qualidade do ar. No entanto, pode recorrer-se a modelos matemáticos para fazer previsões sobre as mesmas.A atmosfera de uma determinada região pode ser modelada recorrendo a sistemas que descrevem de forma numérica as principais variáveis em jogo. No caso presente serão modeladas variáveis meteorológicas e de qualidade do ar, uma vez que as últimas dependem das primeiras. A modelação atmosférica implica a necessidade do recurso à introdução de dados relativamente complexos e com o detalhe adequado, como sejam as condições meteorológicas (forçamento sinóptico), a topografia, o uso do solo e as emissões atmosféricas das diversas fontes presentes.

Breve resumo do modelo usado

O modelo mesometeorológico utilizado designa-se por TAPM – The Air Pollution Model (Hurley, 2005a e b). Trata-se de um modelo desenvolvido pela Csiro, Atmospheric Research, que inclui um módulo meteorológico de prognóstico e um módulo de dispersão de poluentes, incluindo a formação de poluentes secundários como o ozono. A componente meteorológica do TAPM é um modelo tridimensional, não-hidrostático. O modelo resolve a equação da conservação da quantidade de movimento para as componentes horizontais do vento, a equação da continuidade de um fluido incompressível para a componente vertical e equações escalares para a temperatura potencial e humidade específica. A componente de dispersão de poluentes do TAPM utiliza a formulação Euleriana tridimensional desenvolvida para a simulação dos processos físico-químicos associados à produção, transporte, dispersão e deposição de poluentes atmosféricos reativos e não reativos. O modelo considera reações para várias espécies, entre as quais se salientam os óxidos de azoto (NO e NO2) e o ozono (O3). O modelo usa diversas bases de dados relativas à topografia, cobertura do solo, temperatura superficial da água do mar e forçamento sinóptico.

Veja aqui exemplos de simulações das condições meteorológicas médias do concelho de Ponte de Lima

Veja aqui exemplos de simulações da qualidade do ar do concelho de Ponte de Lima

Bibliografia

Hurley, P. (2005a). The Air Pollution Model (TAPM) version 3. User manual. CSIRO Atmospheric Research, Internal Paper nº 31.

Hurley, P. (2005b). The Air Pollution Model (TAPM) version 3. Part I: Technical dscription. CSIRO Atmospheric Research, Internal Paper nº 71.