Skip Navigation Links/ > Demografia > Microdemográficos

Na descrição diacrónica, entre os extremos de 1992 e de 2010, da dinâmica demográfica são consideradas isoladamente ou por conjugação as variáveis microdemográficas que, em contínuo, explicam as alterações observadas na população de Ponte de Lima.

Saldo migratório. Traduz os fluxos migratórios recentes que acompanham, em geral, a região e o país com sinais claros de défice nos anos novena e a partir de 2007 e, de permeio, com valores positivos relacionáveis com o boom imigratório que o país conheceu durante quase uma década.

Variação populacional. Traduz as interacções decorrentes dos saldos anteriores e dá conta de uma tendência acentuada de diminuição da população do concelho com valores negativos desde 2006.

As representações seguintes ajudam a perceber o que se pode apelidar de tendência demográfica depressiva considerando, como se deve, a população como um activo importante do território (Cf. Maia 2002).

Bibliografia

Maia, Rui Leandro (2002) Dicionário de Sociologia. Porto: Porto Editora (V. vários artigos relacionados com a população).

Nazareth, J. Manuel (1993) “Demografia e Ecologia Humana” in Análise Social, 4ª série, 123/124, vol. XXVIII, 4º e 5º: 879-883.